A publicidade bem-sucedida em campanhas do google adwords tem como objetivo corresponder sua promoção à intenção do usuário.
Embora a intenção em si seja difícil de medir, o cenário de anúncios digitais deu aos profissionais de marketing e anunciantes a capacidade de aproveitar os dados do usuário para se aproximarem mais do que nunca de combinar sua promoção com as pessoas que mais precisam e / ou mais desejam.
Talvez nenhuma plataforma faça isso melhor do que o Google Adwords.
Enquanto outras plataformas, principalmente as do Facebook Ads, podem igualar o Google no que diz respeito à quantidade de dados do usuário que eles precisam monetizar, o Google ainda mantém o santo graal – a consulta de pesquisa.
A moral da história? O Google Adwords é sem dúvida a plataforma de anúncios mais poderosa para combinar sua promoção com a intenção do usuário.
As 12 métricas que você não pode deixar de analisar no Google Adwords
- Cliques
- Impressões
- CTR
- CPC Médio
- % de Impressão na 1ª Posição
- % de impressão na Parte Superior
- Índice de Qualidade
- Ligações telefônicas
- Impressões do Número de Telefone
- Coluna de Simulador de Lances (Não é uma métrica, e sim um conjunto de métricas)
- Estimativa de Lance para a primeira Posição
- Valor / Conversão
Cliques
Quando alguém clica no seu anúncio, como no título azul de um anúncio de texto, o Google Ads contabiliza como um clique. Mesmo que seu site esteja temporariamente fora do ar e resulte apos o clique em erro 400 ou 500, o google adwords contabiliza o clique.
Impressões
A frequência com que seu anúncio é exibido. Uma impressão é contabilizada sempre que seu anúncio aparece em uma página de resultados de pesquisa ou em outro site da Rede do Google.
CTR
A taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) avalia a frequência com que as pessoas clicam no seu anúncio depois de visualizá-lo. Isso pode ajudar você a entender a eficácia do anúncio.
Para calcular a CTR, é necessário dividir o número de cliques que seu anúncio recebe pelo número de vezes que ele é exibido. Se você tem 5 cliques e 1.000 impressões, a CTR é de 0,5%.
CPC Médio
O custo médio por clique (CPC, na sigla em inglês) é o valor que você pagou pelo anúncio dividido pelo total de cliques dele. Se o anúncio receber dois cliques, um no valor de R$ 0,20 e outro no valor de R$ 0,40, seu CPC médio para esses cliques será de R$ 0,30.
% de impressão na 1ª posição
A taxa de impressões na primeira posição da rede de pesquisa é a porcentagem de impressões exibidas como o primeiro anúncio acima dos resultados da pesquisa orgânica.
Use essa métrica para ver se as alterações no desempenho ocorrem devido a mudanças na localização do seu anúncio.
% de Impressão na parte superior
A taxa de impressões na parte superior da pesquisa é a porcentagem de impressões exibidas em qualquer lugar acima dos resultados da pesquisa orgânica.
Use essa métrica para ver se as alterações no desempenho ocorrem devido a mudanças na localização dos seus anúncios.
Índice de qualidade
A finalidade do Índice de qualidade é dar uma ideia geral da qualidade dos seus anúncios. O Índice de qualidade de 1 a 10 informado para cada palavra-chave da sua conta representa uma estimativa da qualidade dos seus anúncios e das páginas de destino acionadas por eles. Três fatores determinam seu Índice de qualidade:
Ligações telefônicas
“Ligações” indica o número de vezes que as pessoas clicaram em um número de telefone exibido em um anúncio para dispositivos móveis ou discaram o número de encaminhamento de chamadas do Google exibido em um anúncio em qualquer dispositivo.
Impressões do número de telefone
As “Impressões do número de telefone” mostram quantas vezes seu anúncio foi exibido com um número de encaminhamento de chamadas do Google ou quantas vezes um número de encaminhamento de chamadas do Google poderia ter sido exibido para alguém no seu website.
Coluna de Simulador de Lances
As Essas colunas mostram estimativas de como várias mudanças de lances podem impactar seu tráfego semanal da rede de pesquisa. As estimativas são geralmente atualizadas uma vez por dia e refletem os últimos sete dias de atividades na sua conta a partir do dia em que elas foram calculadas (até sete dias antes). As colunas do Simulador de lances estão disponíveis nos níveis da palavra-chave e da campanha para ajustes de lance por dispositivo.
Estimativa de lance para a primeira posição
A métrica “Estimativa de lance da primeira posição” é o valor que você precisa definir como lance para que seu anúncio seja exibido na primeira posição, na parte superior da primeira página de resultados de pesquisa do Google.
Valor / Conversão
O valor por conversão (“Valor/conv.”) é uma estimativa aproximada de quanto vale, em média, cada uma das suas conversões. Esse é o valor da conversão dividido por “Conversões”.
Se suas conversões tiverem valores diferentes, essa métrica exibirá o valor médio delas.
Conclusão sobre as Métricas de Palavra Chaves
Métricas de Palavra Chaves são importantes e devem ser analisadas constantementes, porem a escolha de sua estratégia ou seu nicho podem fazer com que outras métricas sejam importantes de serem analisadas.
O importante é sempre analisar para que você chegue ao maior numero de cliques por impressão, que seu CPC fique cada vez mais baixo e suas conversões altas